Exames

ORIENTAÇÕES PARA COLETA DE EXAMES

A maioria dos exames requer apenas jejum.
Contudo, muitas análises baseiam-se em rigorosas variáveis pré-analíticas(exercícios físicos, jejum prolongado, dieta, consumo de álcool, tabagismo, drogas terapêuticas, postura, horário de coleta e outros), necessitando de um preparo cuidadoso antes da coleta do material biológico.
É importante observar as orientações de cada exame para que a coleta seja eficiente, garantindo assim a qualidade das análises.
Para facilitar e agilizar o atendimento, entre em contato conosco.
 
Realizamos exames nas seguintes áreas:
 

HEMATOLOGIA:

A hematologia compreende basicamente: hematologia geral, estudo da coagulação e imunohematologia.
O hemograma completo é o exame mais solicitado na hematologia geral, com a finalidade de contribuir para o diagnóstico e classificação das anemias. Avalia quantitativamente e qualitativamente os elementos do sangue – hemácias, leucócitos e plaquetas- através de equipamento automatizado, utilizando alta tecnologia e rigoroso controle de qualidade, acompanhados de fundamental análise microscópica.
Os testes de coagulação são requisitados principalmente para pré-operatórios e monitoramento do uso de anticoagulantes orais.
Na imunohematologia é feita a classificação do tipo sanguíneo ABO/Rh e ainda outros testes para investigação da incompatibilidade materno-fetal.

BIOQUIMICA:

A bioquímica é o setor do laboratório que tem aproveitado o avanço tecnológico para medir e expressar quimicamente as variações normais e patológicas que ocorrem nos seres vivos. 
As principais dosagens são: glicose, colesterol total e frações, triglicérides, ácido úrico, uréia, creatinina, proteínas, enzimas, eletrólitos e função hepática entre outros.
Analisadores multicanal com sistema de acesso randômico, tubo primário com identificação por código de barras, controle de qualidade incorporado com gráfico de Levey-Jennings e regras de Westgard para assegurar a integridade dos resultados.

IMUNOLOGIA:

Na imunologia os testes sorológicos são realizados por métodos específicos utilizando técnicas de soroaglutinação, enzimaimunoensaio, fluorimetria, quimioluminescência e imunofluorescência. Realizamos toda a triagem de hepatites, HIV, toxoplasmose, citomegalovírus, rubéola e ainda testes de gravidez e marcadores tumorais.

ENDOCRINOLOGIA:

Este setor é responsável pelos testes hormonais, seguindo métodos de radioimunoensaio, imunofluorescência e quimioluminescência, realizando dosagens dos hormônios tireoidianos, hormônios da fertilidade, bem como marcadores da próstata.

MICROBIOLOGIA:

Bactérias clinicamente importantes são isoladas e identificadas neste setor. O trabalho do laboratório inclui a coleta do material clínico, o isolamento do microorganismo, a identificação e os testes de sensibilidade aos antibióticos, abrangendo secreções, urina, fezes, sangue e líquidos corporais, dispondo de aparelho automatizado que proporciona resultados mais rápidos e precisos de acordo com as normas internacionais do NCCLS (Normativ Control Clinical Laboratory Standartization). 

MICOLOGIA:

O diagnóstico laboratorial das micoses é realizado através de análise microscópica direta e cultura de diversos espécimes clínicos. 

URINÁLISE:

As análises de urina são realizadas em três etapas: exame físico, químico e microscópico. 

PARASITOLOGIA:

Realização de exames nas fezes, utilizando métodos específicos para pesquisar as diferentes formas parasitárias.
Coprologia funcional: importante na avaliação das funções digestivas.
Sangue oculto: auxiliar na identificação de ulcerações/ sangramentos intestinais.
Pesquisa de parasitas através de testes imunológicos (Elisa) e outras técnicas auxiliares no diagnóstico de gastroenterites virais.