TESTE RÁPIDO DA DENGUE

02/03/2015 11:29
 
 
Testes rápidos são importantes para o diagnóstico precoce da dengue
 
A dengue é hoje objeto da maior campanha de saúde pública do Brasil, que se concentra no controle do Aedes Aegypti, o mosquito transmissor do vírus da dengue. A doença, que segundo o Ministério da Saúde afeta mais de 100 milhões de pessoas por ano no mundo, é uma das que causam maior impacto na saúde pública do nosso país.
 
O teste rápido é um dos exames laboratoriais para diagnóstico de dengue que junto com os sintomas apresentados, proporcionam ao clínico concluir ou descartar um caso suspeito de dengue.
 
O Hemograma completo também é um exame importante pois avalia a quantidade de plaquetas circulantes no sangue, facilitando evidenciar a doença e principalmente para acompanhar sua evolução. Além destes existem outros testes que podem ser feitos logo no início dos sintomas. Entre eles: Sorologia para dengue e a detecção e tipagem do vírus da dengue (PCR para dengue ou RT-PCR). Estes métodos são mais específicos e servem para confirmação de infecção pela dengue.
 
O teste rápido de dengue utiliza metodologia imunocromatográfica, a detecção é qualitativa e diferencia as imunoglobulinas IgG IgM nos resultados. Identifica-se qualquer um dos 4 sorotipos do vírus da dengue, durante a realização do teste rápido. A sensibilidade do teste varia em torno de 99%, e a especificidade é por volta de 98%.