RESFRIADO

21/06/2014 21:01
 
 
O resfriado muitas vezes é confundido com a gripe por ter sintomas muito semelhantes, porém, a gripe é causada pelo vírus influenza e o resfriado, principalmente, pelo rhinovírus. As diferenças giram em torno da agressividade dos sintomas, que são muito mais fortes nos casos de gripe. 
 
As pessoas costumam achar o fesfriado “comum” pelo fato que é uma doença que acomete pessoas no mundo todo, todos os dias. Com certeza é a doença que as pessoas mais irão enfrentar ao longo da vida. O grande problema está na facilidade de contágio que essa doença oferece, pois repare que basta uma pessoa da casa ficar resfriada que as outras já comecem a espirrar também. 
 
O resfriado é uma doença que pode acontecer em qualquer época do ano, porém, realmente é mais comum que se manifeste intensamente no inverno e nas épocas de mais chuva. O contágio é feito por meio das gotículas finas que escapam de uma pessoa doente para outra saudável. O resfriado costuma surgir lenta e gradativamente, enquanto os sintomas da gripe surgem sempre de forma repentina, “derrubando” a pessoa. Outro aspecto importante é que sintomas como espirro e coriza são quadros típicos de resfriados, e não de gripe.
 
A prevenção dos resfriados são muito parecidas com a das gripes. 
 
― Lavar bem as mãos com água e sabão, usar álcool gel para higienização, manter ambientes ventilados e evitar o contato com pessoas gripadas ou resfriadas são as melhores maneiras de evitar o problema