GRIPE

21/06/2014 20:38
 
A estação mais fria do ano começa neste sábado (21/06). Com o inverno e a queda nos termômetros, aumentam os casos de doenças respiratórias. Gripe, pneumonia, resfriados, rinite, sinusite, bronquite e asma tendem a se agravar nos dias frios. Por isso, saiba como se prevenir e tratar esses problemas
 
Gripe 
 
A gripe é uma doença infecciosa em que o vírus é transmitido no espirro em partículas que são jogadas no ar e contaminam objetos, roupas ou partes do corpo. Por isso, é extremamente importante não levar as mãos aos olhos ou boca sem lavá-las, já que o contágio acontece quando existe o contato do vírus com a mucosa. 
 
Para se prevenir, o ideal, para quem já está gripado, é utilizar máscaras, evitando, assim, a propagação do vírus. Mas outros cuidados básicos, como utilizar álcool em gel e manter as mãos sempre bem lavadas, também podem, e devem, ser tomados por todos, principalmente em locais de grande aglomeração, como estádios de futebol e bares.
 
Além disso, a vacina contra gripe, alimentação balanceada, boa qualidade de sono e prática de exercícios regulares contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico, o que dificulta o desenvolvimento da doença pelo vírus. Mas caso o contágio já tenha acontecido, medicamentos podem ser utilizados para aliviar os sintomas .
 
Mesmo com a medicação, é importante ficar atento ao período de permanência do mal-estar, que dura, geralmente, entre dois e quatro dias. Caso os sintomas persistam por mais de sete dias, é necessário consultar um médico, pois a infecção pode ter origem bacteriana ou se tratar de outra doença.