FÉRIAS COM SAÚDE

17/01/2015 10:22

 

Especialistas alertam para o cuidado com a saúde antes e durante a viagem. Além do roteiro turístico, exames de rotina, atualização do cartão de vacinas e orientação  nutricional de acordo com o destino devem estar na programação do viajante para garantir que as férias não sejam interrompidas.

As pessoas planejam a viagem com antecedência, pensam no roteiro, nos programas,  contratam seguro, mas na maioria dos casos se esquecem do mais importante para  que férias sejam tranquilas: da saúde. É importante lembrar que quando viajamos estamos, em grande maioria, indo para destinos que fogem da nossa rotina, com cultura, alimentação e clima diferentes. E isso pode influenciar na saúde. Por isso é recomendado que a pessoa passe por uma consulta médica e realize um check-up antes de viajar.

Nas férias há um aumento considerável no número de viagens para dentro e fora do país. Mas antes de colocar o pé na estrada, é fundamental que o viajante e sua família procurem o médico para avaliar as suas condições de saúde.  Medidas como realizar exames de rotina (check-up)orientação nutricional e atualização do cartão de vacinas são importantes para evitar situações desagradáveis durante a viagem.

Os exames recomendados antes de viajar são procedimentos simples, de rotina, mas que podem prevenir a ocorrência de situações desagradáveis. O check-up é a garantia de que a pessoa está viajando em boas condições de saúde e com as recomendações médicas adequadas no caso da identificação de algum risco. E nos casos de pacientes crônicos como, por exemplo, diabéticos, obesos, hipertensos, cardíacos, são necessários cuidados e orientações específicas antes da viagem. As medicações já utilizadas pelos pacientes devem ser mantidas durante a estadia fora e importantíssimo que ele deve a prescrição médica. Em alguns casos (mais específicos) o médico pode até não recomendar a viagem.