DÚVIDAS SOBRE EXAMES LABORATORIAIS

18/07/2015 07:35

Quando um médico pede um exame laboratorial para diagnosticar ou acompanhar uma doença é natural que algumas dúvidas ou questionamentos apareçam. Geralmente essas dúvidas são relacionadas a coleta do material, como funciona o jejum e esse tipo de pergunta. A maioria dos usuários do serviço laboratorial se preocupam em seguir todas as recomendações para fazer o exame. Seguir essas recomendações é crucial para obter um resultado correto, que represente o que está acontecendo com seu organismo naquele momento. Confira algumas dúvidas que você ou qualquer um pode ter na hora de um exame laboratorial.

Para realizar qualquer tipo de exame antes da coleta pode beber água?
Sim, você pode beber água. A ingestão de água em quantidades normais não “quebra” o jejum ou altera os resultados dos exames.

Para realização dos exames solicitados pelo médico qual o material que deve ser coletado, urina, sangue, fezes?
Depende do tipo de exame. Cada exame necessita de um tipo de material biológico adequado para o teste. Os reativos químicos empregados são direcionados para reagirem com as amostras indicadas para a análise. Geralmente os laboratórios, ou o próprio médico, informam qual o material necessário para ser levado no dia do teste. Se você não souber, ligue para o laboratório e pergunte, é importantíssimo.

O jejum é obrigatório para realizar exame de sangue?
A maioria dos exames de sangue necessitam de jejum para a coleta do material, mas isso não acontece com todos os exames. Leve a solicitação do exame até o laboratório e preste atenção as recomendações do seu exame.

Os medicamentos que estou tomando podem interferir no exame alterando o resultado?
Muitos medicamentos interferem na realização dos testes de laboratório, modificando o valor real do exame e impossibilitando um diagnóstico correto. Por isso você deve informar ao médico e ao laboratório se usa algum tipo de remédio. O médico pode permitir a interrupção do medicamento por um período antes da coleta de exame.

O cigarro causa algum tipo de interferência nos resultados dos meus exames?
Alguns exames sofrem alterações se o paciente fumar. Por isso, evite fumar no dia da coleta dos exames.

O consumo de bebida alcoólica pode alterar os resultados de exames laboratoriais?
O álcool interfere nos resultados dos exames, o ideal é evitar o consumo de bebidas alcoólicas pelo menos nos dois dias que antecedem a coleta do sangue. O ideal em todos os casos é evitar o exagero de qualquer alimento ou substância antes da coleta.

A menstruação pode interferir alterando resultados de exames?
Pode interferir, especialmente, no exame de urina-EAS. O sangue liberado na menstruação pode causar uma interpretação errada do exame, e o laboratório, ou até mesmo o clínico, poderia interpretar que seria um problema, uma patologia urinária. Porém, se o médico solicitar que mesmo menstruada a mulher colha a urina e o exame seja realizado, isso deve ser informado para o laboratório para que indique novos procedimentos de coleta do material biológico.

 

Uma das melhores maneiras de esclarecer dúvidas é procurar o laboratório de sua confiança e mostrar o pedido do médico. Se você souber qual é o nome do teste a ser realizado pode ligar e adquirir informações.